sábado, 29 de setembro de 2012

(Dossiê organizado) Portefólio de Ciências da Natureza e exemplo de pequena reflexão

"Lê com atenção o modelo de introdução para relembrares os objectivos da criação de um portefólio (dossiê organizado) na disciplina de ciências da natureza. Para te orientares melhor na organização, observa também com atenção, o índice. Tens uma sugestão dos ítens que deverão constar nos separadores, depois da introdução.
Para além do caderno organizado e atualizado e da realização dos trabalhos, esta ferramenta vai te ajudar no desenvolvimento das tuas aprendizagens e assim obteres melhores resultados de acordo com o estipulado para o 2.º Ciclo.

Outra sugestão: Utiliza um dossier antigo, restaura-o, com a capa, ... com micas para os separadores.
Não deves andar com ele sempre para a escola. Não é prático e não é esse o objectivo dele.

O portefólio (DOSSIÊ ORGANIZADO)  (atenção que se pode escrever também de outra forma, consulta livros e a internet...) é para ser feito com calma.
     Nos primeiros dias de aulas de ciências, preocupa-te em organizares-te na sala de aula e  fora dela, de acordo com o teu horário escolar e de estudo.
Bom trabalho!"

Escola E. B: 2,3 São Julião da Barra



“PORTE FOLIO

DE
CIÊNCIAS DA NATUREZA”




                            DE: P. S.
                                                                        TURMA: 6.º C; N.º 00






2012/2013

*********
SUGESTÃO DE UM ÍNDICE.
PODES CRIAR O TEU. DESDE QUE TENHAS UMA PEQUENA INTRODUÇÃO E OS SEPARADORES DOS DIFERENTES TIPOS DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS.
                                         
ÍNDICE:

1-    INTRODUÇÃO
2-    FICHAS INDIVIDUAIS
3-    FICHAS DE TRABALHOS EM GRUPO
4-    FICHAS DE TRABALHO A PARES
5-     “ ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA”
          pesquisas
          Actividades Práticas
          Expêrincias de laboratorio
          outros...
6-    “ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS FORA DA SALA DE AULA”
7-    FICHAS E ARTIGOS DE APOIO
8-    RELATÓRIOS DE VISITAS DE ESTUDO E SAÍDAS DE CAMPO
9-    TESTES DE AVALIAÇÃO (e resp. Correcções)
10-                      ANEXOS
11-                      CONCLUSÃO
12-                      AGRADECIMENTOS*

* Facultativo. Só se precisares, como expliquei e mostrei nas primeiras aulas.
NOTA:

Podes organizar os separadores como te agradar mais e te der mais jeito. Por exemplo podes, juntar os trabalhos de pares no separador dos trabalhos de grupo…
                                                 *********************
Exemplo de uma introdução para os alunos que queiram ter uma ideia do que se costuma escrever numa introdução de um tarbalho, neste caso, na realização do dossiê organizado de Ciências da Natureza (o portefólio).
INTRODUÇÃO

"Chamo-me Henrique S. e frequento o 6.º ano de escolaridade, numa turma com 27 alunos.
Na disciplina de Ciências da Natureza sou um aluno com aproveitamento satisfatório. Sou um pouco desorganizado, por isso, resolvi empenhar-me mais e comecei por me organizar melhor.  
Soube pela minha professora de Ciências da Natureza  que um porte fólio pode ajudar muito no desenvolvimento das nossas aprendizagens. Então resolvi iniciar a elaboração do meu porte fólio de Ciências da Natureza.
No meu porte fólio, estão compilados todos os trabalhos que reflectem o meu desenvolvimento nesta disciplina. Ainda estou a considerar se coloco todos os trabalhos ou os melhores que vou fazendo. Aqui espero ter também a opinião dos meus professores e da minha encarregada de educação.
Pretendo agrupar os diferentes tipos de trabalhos pela ordem que vem indicada no índice.
Os trabalhos estão acompanhados de pequenas reflexões* e alguns deles são feitos fora da sala de aula. Por exemplo, idas ao cinema, as visualizações de documentários sobre as matérias que damos ou visitas de estudo, saídas de campo e as experiências de laboratório realizadas devo incluir neste porte fólio.
No final de cada período, no dia da auto - avaliação e hetero - avaliação devo apresentar o meu porte fólio à minha professora e os meus colegas também podem vê-lo.
Os meus pais também podem ter uma ideia mais concreta do meu desempenho.
No final de cada Período, vou incluir uma pequena conclusão sobre os trabalhos realizados. No final do ano, faço um balanço geral do que aprendi neste ano. Estou a pensar seriamente, em continuar este porte fólio no 3.º ciclo e assim ter o conjunto de trabalhos do 2. º Ciclo compilados.


     A introdução da matéria desta disciplina fiz no 4.º ano de escolaridade. Durante o 1.º Período, vou aprender algumas características da nossa alimentação, os principais tipos de regimes alimentares e as respectivas adaptações dos corpos dos animais e do Homem. De seguida, irei aprender como funciona o Sistema Respiratório do Homem e ficarei novamente com uma ideia de como ela é diferente nos animais mais variados que vivem em meios diferentes, como as aves e os peixes e as baleias.
No 2.ºPeríodo a professora ira ajudar-nos a perceber como funcionam o Sistema Circulatório, o Sistema Urinário e o sistema reprodutor do Homem. Mais tarde, iremos aprender assuntos relacionados como estes sistemas..."

                                                                      ***********
                                      “FICHAS DE TRABALHO INDIVIDUAL”

...
....

REFLEXÕES/CONCLUSÕES

AGRADECIMENTOS (Se for necessário)

BIBLIOGRAFIAS (consultadas- facultativo*)
* Só incui quem quiser.



****
*EXEMPLO DE UMA PEQUENA REFLEXÃO:


No dia 25 de janeiro, realizamos uma actividade experimental, ou melhor, três actividades.
1.º -Observamos o sistema respiratório do porco- mamífero com um sistema  muito semelhante ao do homem.
2.º - A seguir, fez se uma incisão e observamos o interior dos pulmões, para além de sentirmos   com os dedos (devidamente protegidos com uma luva apropriada), a consistencia das diferentes partes dos orgãos envolvidos, nomeadamente, dos anéis cartilagenosos da traqueia, dos bronquíos e dos bronquíolos.
3.º - Depois de  medirmos o comprimento e a largura do pulmão, observamos que ele flutua na água. ou seja estava cheio de ar. Isso, não aconteceu com o músculo que colocamos também em água num outro gobelé.
     A turma estava um pouco mais agitada, mas a professora entendeu, pois estavamos todos muito anciosos para fazer esta experiência.
     Os colegas que não se sentiam muito bem a ver os orgãos directamente, sempre puderam vê-los através das fotografias que fomos tirando.
     É importante seguir as orientações que a professora dá antes da actividade iniciar, porque assim, tiramos melhor proveito destas aulas.
      A maior parte dos alunos deixou a sala limpa, mas há colegas que precisam lembrar, de que as luvas e  os papeis não podem ficar espalhados no chão e nas bancadas.
***