sexta-feira, 10 de maio de 2013

Matéria para a prova Global a 22 de maio

5º ano
1-Diversidade dos seres vivos e suas relações com o meio
    Diversidade nos animais e nas plantas:
           Habitat de um ser vivo;
           Formas de revestimento, locomoção, alimentação e reprodução;
           Órgãos das plantas e respetivas funções.

  3- Materiais terrestres, suportes de vida
Importância da água para os seres vivos
   Propriedades da água
   Necessidade de uma melhor gestão e conservação da água;

Importancia do ar paar os seres vivos
Importancia do ar para os seres vivos;
Constituintes do ar;
Propriedades do ar
6º ano
1- Trocas nutricionais entre o organismo e o meio- nos animais
  Os alimentos como veículo de nutriente
  Funções dos nutrientes;
Regras para uma alimentação saudável;
A roda dos alimentos.

Sistema digestivo do homem e a digestão dos alimentos
  Órgãos do sistema digestivo humano e respetivas funções;
  Absorção digestiva;

Circulação do ar e o sistema respiratório
Constituição do ar inspirado e ar expirado;
Órgãos do sistema respiratório humano e respetivas funções;
Hematose pulmonar

Sangue e sistema circulatório;
  Constituição e funções do sangue;
Defesas do organismo;
Coração - constituição do sangue
Prevenção das doenças do sistema circulatório

3- Transmissão da Vida
Reprodução humana e crescimento
Reprodução humana e cresciemtno;
Constituição do sistema reprodutor masculino e feminino;
Fases do desenvolvimento interuterino.

Reprodução nas plantas.
Reprodução das plantas com flor.

Matéria do 5º ano: 40% da cotação do teste
Matéria do 6º ano: 60% da cotação do teste

Atenção: para pormenores das competências exigidas; da estrutura da prova e dos critérios de classificação, adquirir com maior brevidade a matriz da prova global na repografia da escola.
Prova coma duração de 90 minutos.

NOTAS DA PROF:
     A partir de hoje, dia 10 de maio, têm somente 12 dias (11) para a data da realização da prova.
Não entar em 'stress', mas ter confiança e estudar e rever as matérias.
Aproveitar os 'furos' na escola para estudarem em pequenos grupos ou pares (conforme vos apráz!); colocando questões uns aos outros; respondendo novamente aos testes que fizeram anteriormente, durante este ano e no ano passado (5º ano); resolver as fichas do caderno de atividades. Não 'sentar' a decorar!! Compreender a matéria ao recordar e tentar explicar uns aos outros com clareza e sendo sucintos. Saber expor por escrito de forma sucinta!
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar.
Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário