quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Doenças do Sistema Respiratório

 
As enfermidades* do sistema respiratório mais frequentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, constipação, faringite, enfisema pulmonar, cancro de pulmão, tuberculose e pneumonia. 
Principais causas 
As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças.
Os factores de risco são o tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário, entre outros.
           
* doenças                            
 

Poluição e doenças respiratórias 

Nas grandes cidades, estas doenças estão cada vez mais comuns, principalmente em função da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e gasóleo) e são muito  prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.

 As doenças relacionadas com o sistema respiratório  são a terceira causa de morte.

Entre as doenças mais comuns do aparelho respiratório estão: as broncopatias; as pneumopatias; os transtornos respiratórios; a fístula do trato respiratório; doenças torácicas; transtorno da motilidade ciliar; doenças nasais; hipersensibilidade respiratória; infecções respiratórias; doenças da traqueia; laringopatias; doenças pleurais; anormalidades do sistema respiratório e neoplasias do trato respiratório.
Os pulmões são órgãos que compõem o sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e a corrente sanguínea. São dois órgãos de formato piramidal, esponjosos e elásticos, sendo estes os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos.

As doenças relacionadas com os pulmões são:
Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC); Bronquite crónica; Enfisema pulmonar; Asma; Cancro de pulmão. Renite.


     Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica:
 Esta é uma doença crónica, progressiva e irreversível que afeta os pulmões, apresentando como principal característica a destruição de muitos alvéolos pulmonares e o comprometimento dos restantes. É mais comum em indivíduos do sexo masculino com idade avançada, sendo que também é frequente sua observação em indivíduos que já tiveram tuberculose.

     Os principais fatores que levam ao aparecimento da DPOC relacionam-se ao tabagismo, vindo em seguida o fumo passivo, exposição à poeira por longos anos, poluição do ambiente e, em certos casos, fatores genéticos.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80 milhões de pessoas apresentam DPOC moderada a severa.

Normalmente os pacientes com DPOC apresentam sintomatologia tanto da bronquite crônica quanto do enfisema pulmonar. Deste modo, atualmente utiliza-se mais o termo DPOC quando se faz referência a bronquite crônica e enfisema pulmonar, uma vez que, normalmente, as mesmas coexistem no mesmo paciente apresentando obstrução do fluxo de ar.
 A bronquite crónica é definida como uma inflamação dos brônquios. Geralmente, surge depois de 20 a 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, entre outras fontes. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que em homens.
Esta afecção pode preceder ou acompanhar o enfisema pulmonar.


Enfisema Pulmonar é uma doença crónica, na qual ocorre destruição gradual dos tecidos pulmonares, passando estes a ficarem hiperinsuflados. Deve-se à exposição prolongada ao tabaco ou produtos químicos tóxicos.

 A asma, também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, é uma afecção pulmonar caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que leva à diminuição ou até mesmo obstrução do fluxo de ar. A sua fisiopatologia está ligada a fatores genéticos e ambientais, manifestando-se por meio de crises de falta de ar.
Nos Estados Unidos, essa doença mata cerca de 5% dos adultos.



O cancro de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns. A sua incidência no mundo vem a aumentar  2% em cada ano. A mortalidade devido a esta doença é muito elevada e o prognóstico está relacionado à fase em que é diagnosticado. (o possível tratamento depende da fase em que é descoberto).

     O principal fator de risco  é o tabagismo. Atualmente, este último corresponde a 90% dos casos desse tumor. É mais comum nos homens do que nas mulheres. No entanto, o número de casos em mulheres está a aumentar, enquanto que o número de casos nos homens está a diminuir.

     O aparecimento do cancro também pode ser causada por certos produtos químicos, como: arsénico, berílio, asbesto, radónio, níquel, crômio, cádmio e cloreto de vinila, especialmente observados em ambiente ocupacional. Outros fatores relacionados com o aparecimento deste tumor são os dietéticos, genéticos, histórico da DPOC e histórico de cancro de pulmão na família.

Pesquisar também pneumonia e tuberculose.

Facultativo:

Sugestão: Ver diferenças entre rinite e sinusite. O que as podem provocar.


Fontes:


Saberes próprios adquiridos

Imagens/google.pt