sexta-feira, 10 de maio de 2013

CORREÇÃO DA FICHA 9 sobre OS MICRÓBIOS

CORREÇÃO DA FICHA 9
 OS MICRÓBIOS 
(correção concluída na sala de aula a 10/05/2013, após visualização do power -point sobre micróbios)

5. Com referencia oa texto sobre micróbios:
5.1: De que formas, os micróbios podem penetrar no nosso corpo?
Podem prenetrar direta ou indiretamente.
Diretamente, através dos olhos, do nariz, da pele, dos ouvidos, da boca e de secreções...
Indiretamente, através dos alimentos, no sistema digestivo;

5.2: Quais são as 'armas' referidas no texto, de que o nosso organismo dispõe no combate aos mcróbios?

O organismo possui lágrimas, muco, cilios, sobrancelhas, pelos, secreções gástricas pra além dos leucócitos no sangue.

5.3: Qual é o significado das expressões:
a) 'arame farpado no nariz': Os pelos do nariz prtogem nos dos micróbios e as poeiras.

b) 'soldados do sangue': os leucócitos ou glóbulos brancos defendem nos dos micróbios que atravessam as barreiras externas do nosso corpo.

5.4: Que nome se dá ao 'veneno' produzido pelos micróbios?
Dá-se o nome de tóxinas.

5.5: De que tipo de micróbios nos fala o texto?
O texto fala-nos de micróbios maléficos ou patogénicos.

5.6: escreve uma conclusão para o texto, em que empregues os seguinte termos: (Glóbulos brancos; citoplasma, cercados e fagocitose).

Resposta: ' Através da fagocitose, os glóbulos brancos do sangue acabam por cercar os micróbios e a englobá-los, destruindo no seu citoplasma'. (é um a das maneiras, existem outras para descrever sucintamente este processo).

6: Figura represenatndo a fagocitose- (mecanismo de defesa no sangue dos organismos)
6.1: Como se designa este processo de defesa do organismo?
Resposta: Designa-se por fagocitose.

6.2: De que célula se trata?
Trata-se de um leucócito (ou glóbulo branco).

6.3: Descreve o que está representado nos esquemas de A a D.
Em A, o leucócito englobou o micróbio (corpo estranho) no seu citoplasma. Em Be C- ocorre a destruição do corpo estranho. Em D, o micróbio ou corpo estranho já está neutralizado.

7: Aalisa o quadro com ateção e responde às questões:
7.1: Por que razão, onúmero de bactérias aumenta tanto à medida que o tempo passa?
Dá-se o processo de fermentação, coma ajuda da lactose. O núemro de bactérias auemtn porque elas têm alimento e a temperatura ideal para sobreviverem e reproduzirem-se.

7.2: Que fatores do ambiente favorecem a multiplicação ads bactérias?
A temperatura adequada e um meio de cultura ideal favorecem a mutiplicação das bactérias.

7.3: O que se poderia fazer para impedir o desenvolvimento de micróbios no leite?
R: O aumento ou a diminuição da temperatura podia matar os micróbios no leite.

8. Com respeito ao texto sobre o acidente da Ana que brincava no parque.
8.1: Explica porque motivo o enfermeiro desinfetou o joelho da Ana?

     O enfermeiro desinfetou o joelho da Ana para retirar todos os micróbios e a sujidade.
8.2: Porque razão terá o enfermeiro perguntado se ela estava vacinada contra o tétano?
Para ter um reforço de anticorpos contra o tetano.

8.3: Explica comoa tuam as vacinas:
As vacinas são um reforço de anticorpos da mesma espécie dos corpos estranhos que entram no nosso organismo, mas que estão 'adormecidos'. Quando estes corpos estranhos (micróbios) entram no corpo, eles os reconhecem,  entram em atividade e destroem os micróbios.

CORRIGIR E REVER O QUE ESCREVERAM NA FICHA.

BOM TRABALHO!
A prof.