sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PESQUISA: "MICROBIOMA HUMANO"

PESQUISA

Atualmente ouve-se falar no microbioma humano. Projetos em estudo, outros em fase de conclusão são feitos para o estudo deste bioma, com vários propósitos.

A nossa pesquisa consiste no seguinte:

1-A que se refere o microbioma humano?

1.1- Será que os microbiomas são iguais nos diferentes seres humanos?

1.2- Qual a relação entre essas floras e a saúde do ser humano?

Nota:

Não te esqueças de escrever o título do trabalho; a fonte ou fontes de pesquisa, de identificares e datares o teu trabalho.
Não te esqueças também de que as pesquisas devem ser simples e compreensíveis para ti e para os colegas da turma.
O importante é aprender algo novo e partilhar. Enquanto partilhamos, trabalhamos a nossa oralidade, os nossos pensamentos no sentido de correlacioanr os diferentes assuntos, a nossa autoestima, entre outros...

Revê o conceito de Bioma, aprendido no 5º ano de escolaridade.

Bom trabalho!


Calendarização: Pesquisa 15 dias a partir da data em que te for dado o enunciado na aula.

Mas se quiseres iniciar a sua pesquisa antes dessa data, estás à vontade.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SISTEMA RESPIRATÓRIO NOS PEIXES CARTILAGÍNEOS


S. RESPIRATÓRIO - PEIXE CARTILAGÍNEO

 A boca situa-se na posição ventral. É o caso das raias, do cação, bem como do tubarão, como podemos ver na imagem que se segue.

                                           

Nestes peixes, observa-se 5 fendas de cada lado da cabeça e que são as aberturas de outros tantos sacos branquiais.
     A parede que separa dois sacos branquiais contíguos, constitui uma brânquia. As suas faces estão cobertas por numerosas pregas que servem de membranas respiratórias.

     Trajeto da água: A água entra pela boca, passa aos sacos branquiais, onde banha as branquias e sai pelas fendas.

NOTA: Não te esqueças de que as branquias são muito irrigadas de sangue.

Imagens: google.pt/imagens

Hematose branquial

                                       


Brânquias ou guelras


FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO DO PEIXE
VISTO ATRAVÉS DO OPÉRCULO
 

            Sugestão: visita este link antes da realização da ficha de avaliação

Ficha Informativa Tipos de respiração nos animais
  
Video do sistema respiratório humano

Doenças do Sistema Respiratório

 
As enfermidades* do sistema respiratório mais frequentes são: bronquite, rinite, sinusite, asma, gripe, constipação, faringite, enfisema pulmonar, cancro de pulmão, tuberculose e pneumonia. 
Principais causas 
As causas destas doenças podem ser diversas. Fumo, alergias (provocada por substâncias químicas ou ácaros), fatores genéticos, infecção por vírus e respiração em ambientes poluídos estão entre as principais causas destas doenças.
Os factores de risco são o tabagismo, a poluição, a exposição profissional a poluentes atmosféricos, as condições alérgicas e doenças do sistema imunitário, entre outros.
           
* doenças                            
 

Poluição e doenças respiratórias 

Nas grandes cidades, estas doenças estão cada vez mais comuns, principalmente em função da poluição do ar. O monóxido de carbono e o dióxido de carbono são gases poluentes originados da queima de combustíveis fósseis (gasolina e gasóleo) e são muito  prejudiciais ao aparelho respiratório do ser humano. A inalação destes gases pode provocar o surgimento de algumas destas doenças.

 As doenças relacionadas com o sistema respiratório  são a terceira causa de morte.

Entre as doenças mais comuns do aparelho respiratório estão: as broncopatias; as pneumopatias; os transtornos respiratórios; a fístula do trato respiratório; doenças torácicas; transtorno da motilidade ciliar; doenças nasais; hipersensibilidade respiratória; infecções respiratórias; doenças da traqueia; laringopatias; doenças pleurais; anormalidades do sistema respiratório e neoplasias do trato respiratório.
Os pulmões são órgãos que compõem o sistema respiratório, responsáveis pelas trocas gasosas entre o ambiente e a corrente sanguínea. São dois órgãos de formato piramidal, esponjosos e elásticos, sendo estes os principais órgãos do sistema respiratório dos humanos.

As doenças relacionadas com os pulmões são:
Doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC); Bronquite crónica; Enfisema pulmonar; Asma; Cancro de pulmão. Renite.


     Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica:
 Esta é uma doença crónica, progressiva e irreversível que afeta os pulmões, apresentando como principal característica a destruição de muitos alvéolos pulmonares e o comprometimento dos restantes. É mais comum em indivíduos do sexo masculino com idade avançada, sendo que também é frequente sua observação em indivíduos que já tiveram tuberculose.

     Os principais fatores que levam ao aparecimento da DPOC relacionam-se ao tabagismo, vindo em seguida o fumo passivo, exposição à poeira por longos anos, poluição do ambiente e, em certos casos, fatores genéticos.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 80 milhões de pessoas apresentam DPOC moderada a severa.

Normalmente os pacientes com DPOC apresentam sintomatologia tanto da bronquite crônica quanto do enfisema pulmonar. Deste modo, atualmente utiliza-se mais o termo DPOC quando se faz referência a bronquite crônica e enfisema pulmonar, uma vez que, normalmente, as mesmas coexistem no mesmo paciente apresentando obstrução do fluxo de ar.
 A bronquite crónica é definida como uma inflamação dos brônquios. Geralmente, surge depois de 20 a 30 anos de exposição dos brônquios a fatores irritantes, como o tabaco, poluição do ar, entre outras fontes. Sua ocorrência é mais comum em mulheres do que em homens.
Esta afecção pode preceder ou acompanhar o enfisema pulmonar.


Enfisema Pulmonar é uma doença crónica, na qual ocorre destruição gradual dos tecidos pulmonares, passando estes a ficarem hiperinsuflados. Deve-se à exposição prolongada ao tabaco ou produtos químicos tóxicos.

 A asma, também conhecida como asma brônquica ou bronquite asmática, é uma afecção pulmonar caracterizada pela inflamação das vias aéreas, que leva à diminuição ou até mesmo obstrução do fluxo de ar. A sua fisiopatologia está ligada a fatores genéticos e ambientais, manifestando-se por meio de crises de falta de ar.
Nos Estados Unidos, essa doença mata cerca de 5% dos adultos.



O cancro de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns. A sua incidência no mundo vem a aumentar  2% em cada ano. A mortalidade devido a esta doença é muito elevada e o prognóstico está relacionado à fase em que é diagnosticado. (o possível tratamento depende da fase em que é descoberto).

     O principal fator de risco  é o tabagismo. Atualmente, este último corresponde a 90% dos casos desse tumor. É mais comum nos homens do que nas mulheres. No entanto, o número de casos em mulheres está a aumentar, enquanto que o número de casos nos homens está a diminuir.

     O aparecimento do cancro também pode ser causada por certos produtos químicos, como: arsénico, berílio, asbesto, radónio, níquel, crômio, cádmio e cloreto de vinila, especialmente observados em ambiente ocupacional. Outros fatores relacionados com o aparecimento deste tumor são os dietéticos, genéticos, histórico da DPOC e histórico de cancro de pulmão na família.

Pesquisar também pneumonia e tuberculose.

Facultativo:

Sugestão: Ver diferenças entre rinite e sinusite. O que as podem provocar.


Fontes:


Saberes próprios adquiridos

Imagens/google.pt




PRINCIPAIS DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO



Sugestão de estudo desta matéria para o teste e para saberes para sempre

1-Lê e observa com atenção.

2- De seguida, organiza no teu caderno, as principais doenças do sistema repiratório. como:

3- Doenças do Trato respiratório e     Doenças dos pulmões propriamente ditas

4- Doenças do sistema respiratório devido ao tabagismo e doenças do sistema respiratório devido à poluição do ar...
5- Outras doenças provocadas pelo hábito de fumar. (ajuda na página 64 do manual de ciências do sexto ano)

Definição

    Doenças respiratórias são aquelas que atingem órgãos do sistema respiratório (pulmões, boca, faringe, fossas nasais, laringe, brônquios, traquéia, diafragma, bronquíolos e alvéolos pulmonares).
 

 

   

Pulmões de um não fumador e de um fumador


                                                                         
                                        
     



















terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pérolas de azeite e a gelatina de bacalhau TRABALHO DE PESQUISA DE PATRICIA BARATA

 NOTA: UM DOS VÁRIOS TRABALHOS RECEBIDOS DOS ALUNOS: TURMA: E



Pérolas de azeite e a gelatina de bacalhau

As pérolas de azeite e a gelatina de bacalhau são dois dos mais recentes produtos desenvolvidos em parceria pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Porto com empresas nacionais e estrangeiras. A líder na investigação agroalimentar em Portugal promoveu um "Open Day" no final da semana em que deu a conhecer alguns dos mais de 40 projetos desenvolvidos.
As pérolas de azeite, como o próprio nome indica, são pequenas esferas com cerca de um milímetro de diâmetro, formadas a partir de uma técnica de encapsulação designada por extrusão. Um produto gourmet desenvolvido pela investigadora Manuela Pintado em colaboração com a Herdade do Freixo, especializada em produtos biológicos.
  

A “Gelatina de Bacalhau” resulta do aproveitamento da pele deste peixe (considerado um resíduo da indústria alimentar), que pode ser utilizado como espessante natural, em substituição do sal e gorduras saturadas, por exemplo, no bacalhau com natas. Além da utilização na indústria alimentar, o produto pode ser usado a nível farmacêutico – nomeadamente na produção de cápsulas –, na fotografia e ainda na indústria cosmética. A gelatina apresenta propriedades como elevada viscosidade, poder espumante e intensificação de sabor e pode ser integrada em produtos alimentares comerciais, reduzindo o teor em gordura e aumentando o valor em proteína.


Pesquisa realizada por:
                                                                                                 Patrícia Barata
                                                                                           6º ANO
DATA: 29/12/2012
*****
NOTA: POR MOTIVOS DE FORÇA MAIOR, NÃO FOI POSSÍVEL COLOCAR AQUI AS IMAGENS ORIGINAIS DA AUTORA DA PESQUISA. NO ENTANTO, A SABER QUE ESTAS IMAGENS  SÃO DOS MESMOS PRODUTOS. AS MINHAS DESCULPAS.

SISTEMA RESPIRATÓRIO COMO FUNCIONAM ... PEQUENOS DOCUMENTÁRIOS EM VIDEO


Como funcionam os pulmões

                                                   Pulmões Asma



SISTEMA RESPIRATÓRIO PARTE 1- 8 min

                                 
                                                   SISTEMA RESPIRATÓRIO  PARTE 2 - 8 min




             DOENÇA OBSTRUTIVA  CRÓNICA- DPOC

MATÉRIA SOBRE O AR (5º ANO) NA FICHA DE AVALIAÇÃO DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

6.º ano
SISTEMA RESPIRATÓRIO- 6.º ano
Ar- (matéria do 5º ano*)
A SABER...
*Constituintes do ar;
Comportamento do ar perante a água e outros elementos…
Conceitos de:
Combustão; combustível ou comburente;
Substâncias que permitem a combustão; Substâncias que ardem durante a combustão;
Os gases comburentes;
Os gases que são combustíveis;
Propriedades do ar;
Propriedades físicas:
-ponto de ebulição;
-ponto de fusão;
-Ponto de ebulição – a cor e a combustão;
-Ponto de fusão; ponto de ebulição e combustão,
-Combustível sólido; líquido e gasoso;
-Gases libertados durante a respiração;
-Seres que captam o azoto,
-Onde podemos encontrar os gases; diferentes constituintes do ar;
-Tipos de poluição e consequências na vida e no planeta terra;
   Ex, CFF; Poluição, chuvas ácidas; ozono;…
-medidas para evitar a poluição do ar;
                            Aerogeradores, industria; chuvas ácidas, morte dos peixes e outros animais;
                            Trafego automóvel fábricas, painéis solares

domingo, 6 de janeiro de 2013

CICLO RESPIRATÓRIO E FREQUÊNCIA OU RÍTMO RESPIRATÓRIO


Ciclo respiratório: Sequência de uma inspiração seguida de uma expiração.


Inspiração +   = Ciclo respiratório.


O Rítmo ou frequência respiratória refere-se ao número de cilcos respiratórios por minuto.
Ver imagem abaixo. 



Fonte: Da docente, adaptado do manual do professor.



NOTA: INALAÇÃO: INSPIRAÇÃO
EXALAÇÃO: EXPIRAÇÃO

Características dos diferentes órgãos do sistema respiratório humano





CARACTERÍSTICAS DA TRAQUEIA


A traqueia é um tubo que se localiza à frente do esófago e mantém se sempre aberto. Possui anéis cartilaginosos incompletos na parte posterior. Facilita o contacto o esófago, por onde passam os alimentos.

CARACTERÍSTICAS DOS PULMÕES

Órgãos esponjosos, rosáceos com grande elasticidade. O pulmão esquerdo é um pouco mais pequeno que o pulmão direito.



CARACTERÍSTICAS DOS ALVÉOLOS PULMONARES

São estruturas que fazem lembrar o cacho de uvas (ou amoras, como diria um aluno...). Possuiem paredes com membrana muito fina, um tecido epitelial pavimentoso.
     São estruturas húmidas que possibilitam a difusão do oxigénio e do dióxido de carbono; uma vez que estes gases têm de estar dissolvidos.

     Os alvéolos pulmonares estão altamente irrigados. Ou seja, apresentam muitos vasos sanguíneos- bastante vascularizados.
     Apresentam uma garnde superficíe de contacto entre o meio interno e o ambiente.

                                                                                                      Imagens da google.pt/imagens

Atenção: ver também características das fossas nasais, faringe, laringe bronqios e bronquíolos.
               Rever as características dos termos: cartilagens; vaso capilar; ...